COMPARTILHE

Segundo fotógrafos, os valores alcançariam entre 50 e 70 mil libras, porém um fã abastado arrematou-as em um leilão por humildes 180 mil libras – cerca de 720 mil reais. As fotografias foram leiloadas em Londres, na última semana de novembro, na casa de leilão Bloomsbury. Foram as seis originais do ensaio fotográfico e o arremate aconteceu por telefone. Ninguém sabe quem fez a compra. A única pista é de que a pessoa tem muita sorte na vida.

A capa do álbum Abbey Road está entre as mais famosas de toda a história da música pop. Fotografada por Ian Macmillan, em 8 de agosto de 1969, o momento foi imortalizado, mas na realidade mesmo durou só 10 minutos. O fotógrafo capturou as imagens com uma Hasselblad e lentes de 50mm wide-angle.

O cenário, em frente ao lendário estúdio Abbey Road, oeste de Londres, é parada obrigatória para todo fã da música que visita a capital britânica. Os motoristas que passam pelo local diariamente já sabem, é possível que tenham que parar por uns minutos para que os fãs façam suas imitações na faixa de segurança antes de seguirem pelo trajeto.

É o encapsulamento de um momento cultural significativo, uma imagem que lançou uma teoria da conspiração notória e que, claramente, ainda significa muito para os fãs. […] Por escolha própria ou por obra do acaso (ou, provavelmente um pouco de ambos), Macmillan conseguiu apoderar-se de um instante que continua a ter o poder de ecoar, 45 anos depois.” Edward Dimsdale – professor de teoria fotográfica do London College of Communication (UAL) – via NME.

As 6 Fotos

Notem que até os Beatles tiveram dificuldade em sincronizar as pernas. Apenas uma (a escolhida) das fotos conseguiu congelar o exato momento em que as pernas dos quatro se alinhavam. Portanto, se você for fazer uma foto no local, fique tranquilo se não sair legal na primeira. Acontece.

 

Teoria da Conspiração

Impossível falar do assunto e não lembrar da teoria da conspiração que envolve toda a produção gráfica de Abbey Road.

De todas as existentes, a mais manjada da história dos Beatles: Paul McCartney morreu e foi trocada por um sósia, ou por um irmão gêmeo, ou por um clone. A imaginação é fértil. Na foto de Macmillan, Paul está descalço, sinal que – para os costumes ingleses, em que as pessoas são enterradas de pés descalços – Paul está morto. John Lennon, vestido de branco, seria o padre, liderando o cortejo. Ringo Starr, de elegante terno preto, estava caracterizando um agente funerário. George Harrison, na retaguarda, seria o coveiro – um coveiro estilosão, diga-se de passagem.

Ainda no mesmo quadro, um fusca com as placas LMW 28IF  é mais um sinal da morte de Paul McCartney. Significariam, na verdade, Linda McCartney Widow (viúva). Já o 28 IF seria uma pista da suposta idade de Paul McCartney, SE estivesse vivo. Na real, Paul teria 27, mas como a imaginação é fértil, a justificativa é de que Paul já teria 28 de acordo com tradições indianas, em que a idade é contada junto com os 9 meses de gestação, ou também que estaria em seu 28º ano de vida. Outro detalhe é o cigarro na mão direita. Paul era canhoto e, de acordo com os conspiradores, canhotos não conseguem segurar um cigarro com a mão direita.

Essa teoria não passa de um grande exercício de imaginação e viagens à maionese. Paul McCartney está com 72 anos e continua perpetuando seu trabalho. Lançou o excelente New, no ano passado, e esteve no Brasil há pouco, em novembro, tocando inclusive canções do próprio Abbey Road.

Além de ser uma icônica capa é também um dos melhores discos já registrados. Foi a última reunião do fab four em estúdio. Apesar de Let It Be ser lançado depois, as gravações ocorreram antes do Abbey Road. A história nos presenteou também com algumas imagens extra-oficiais desses 10 minutos que irão durar para sempre. Linda McCartney foi a responsável pelas fotos abaixo.

The Beatles - Abbey Road - Making Of (1) The Beatles - Abbey Road - Making Of (2) The Beatles - Abbey Road - Making Of (3) The Beatles - Abbey Road - Making Of (4) The Beatles - Abbey Road - Making Of (5)

The Beatles - Abbey Road - Making Of (6)

Gostou do que viu aqui?

Todo sábado enviamos um e-mail com os artigos da semana. Entre em nossa lista:

Flaubi Farias

Jornalista, parolo, navegador, alienígena e editor do La Parola.
COMPARTILHE