Titãs pintam o rosto em clipe de ‘Fardado’. Assista.

Nheengatu

Você também é explorado
Fardado
Você também é explorado
Aqui!
(Titãs – Fardado)

Os Titãs lançaram recentemente o álbum Nheengatu, polêmico, político, crítico e ácido. Um tapa na orelha. Não há uma música que exatamente resuma o disco, mas ‘Fardado’, o novo single e que virou um clipe é uma voraz crítica a uma parcela da sociedade brasileira que vive momentos contraditórios: a polícia militar. Inevitável não recordar de outra grande crítica feita pela banda à mesma instituição: Polícia, do cabeçudo Cabeça Dinossauro, de 1986.

A música, com dois minutos e meio de duração é um tiro curto e certeiro. Se nos movimentos dos Caras Pintadas em 1992 e no #MudaBrasil em 2013, a população saiu a rua com as cores da bandeira, no vídeo de ‘Fardado’, os Titãs se pintam de branco, preto e vermelho, em uma maquiagem que lembra bastante o personagem Coringa.

A letra de ‘Fardado’ foi escrita por Sérgio Britto e Paulo Miklos e o clipe foi dirigido Oscar Rodrigues. Assista abaixo:

Para finalizar, um trecho do release oficial de Nheengatu:

Não consuma esse disco se tiver estômago fraco. “Nheengatu” é repleto de cenas fortes, impróprias para quem não encara as verdades de frente. Tem pedofilia. Tem fome, miséria, crack. Tem machista covarde que dá flores para a mulher, mas que se revela um monstro de ciúme possessivo. Tem bossais preconceituosos que espancam quem não segue suas cartilhas de costumes. Tem quem sobrevive em vez de viver e personagens de HQs que poderiam perfeitamente ter saído das redes sociais. “Nheengatu” é uma crônica ácida do Brasil em carne viva, com as angústias e mazelas que estão bem aqui do nosso lado.