WE EXIST! O clipe do Arcade Fire e o direito de sermos quem somos

O Arcade Fire já é uma das vozes da geração atual, e isso inclui quem mora no Brasil. A prova disso foi aquele show enlouquecedor que a banda fez no Lollapalooza. Quem lembra, lembra.

Continuando com as ótimas ideias do álbum Reflektor, a banda lançou o clipe de We Exist, uma das canções mais sensíveis do disco. E o vídeo não poderia ser mais apropriado. Em uma entrevista a Time Out London, o vocalista Win Butler já havia revelado o tema central da música:

Há uma canção em “Reflektor” chamada “We Exist”, que é sobre um garoto gay conversando com seu pai. […] É uma das tendências mais sombrias da humanidade essa de todos terem que se encaixar em um molde.

Então, para falar sobre o tema que deveria já estar isento de polêmica, a produção chamou o ator Andrew Garfield (O Espetacular Homem- Aranha) para interpretar um travesti. Algo que Carlinhos Carneiro já havia feito no clipe de Madonna, da Bidê ou Balde, mas com muito mais glamour, é claro.

Daddy, it’s true, I’m different from you
But tell me why they treat me like this?

O clipe, dirigido por David Wilson, termina com o personagem subindo no palco do Coachella 2014, justamente durante a performance do Arcade Fire. Antes do início da música, Win Butler havia dito para a plateia:

O direito de se casar com a pessoa que você queira é uma questão de direitos humanos.

WE EXIST!