Jack White lança um LP absurdamente inovador para Lazaretto e mostra que vinil não é coisa do passado

Lazaretto

Sou fã do Jack White. Fã pelo White Stripes. Fã pelo Raconteurs. Fã pela Third Man Records. Fã pelo Dead Weather. Fã pela carreira solo. Fã pelo compacto mais rápido da história da música. E fã pelo absurdamente inovador LP que ele está lançando. Só para constar, limitei os motivos do fanatismo para que o texto não ficasse uma babação de ovo. Se bem que já ficou. Foda-se. Lá vai!

Prestes a lançar Lazaretto, segundo álbum de sua carreira solo, Jack White apresentou um disco de vinil revolucionário e que desperta a curiosidade não só de fãs do formato, mas de qualquer entusiasta da música ou da tecnologia. É para todas as pessoas que pensam que LP é coisa do passado mudarem os seus conceitos sobre. O músico intitulou sua nova ideia de Ultra LP. Em tradução livre: Ultra Legal da Porra!

O disco de 180 gramas possui duas faixas escondidas. Mas não naquele modo tradicional em que minutos de silêncio mais tarde a música volta. As faixas estão sob o rótulo central do disco, em ambos os lados. Basta posicionar no local certo para escutá-las. O diferencial é que, em um lado a faixa toca em 78 RPM e em outro em 45 RPM. E como o resto do Ultra LP é em 33 RPM, isso faz com que Lazaretto seja o único disco no mundo capaz de rodar em três velocidades.

O lado A do disco é, diferente do convecional, tocado de dentro para fora. Ou seja, para ouvir desde a primeira faixa é necessário colocar a agulha lá no meio do disco, do lado do rótulo. Inspirado pelo LP de Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967 pelos Beatles, Jack White colocou locked grooves em ambos os lados, que nada mais são do que loops infinitos que evitam o silêncio e fazem com que o disco permaneça girando até que falte energia.

O lado B inicia no método tradicional, da borda para o centro, só que há uma surpresinha nele. É a chamada dual-groove technology, capaz de tocar aleatoriamente duas introduções distintas para a mesma música (Just One Drink)! Ou seja, você nunca sabe se escutará a intro acústica ou a intro elétrica da música, será na sorte mesmo. Mas isso só na introdução, pois a faixa segue sendo a mesma logo na sequência.

Não acabou ainda. Outra características sensacional é o fato de o Ultra LP conter um holograma. Durante uma das canções, os anjos da capa do álbum ressurgem em representações holográficas e ficam flutuando sobre o disco até o fim da faixa, basta olhar do ângulo certo para percebê-los.

Lazaretto chega às lojas em 10 de junho, mas já está em pré-venda. A versão em vinil será completamente diferente da versão em CD. No vinil, nenhuma compressão foi utilizada. Tudo foi feito do analógico para o analógico, da fita para a fita, diferente do CD em que as músicas passaram por um processo de compressão no computador. A ordem das músicas também serão diferentes de acordo com o formato. Assista ao vídeo abaixo com a explicação do mestre:

Abaixo a tracklisting do LP:

Lado A
1. Three Women
2. Lazaretto
3. Temporary Ground
4. Would You Fight For My Love?
5. High Ball Stepper

Lado B
6. Just One Drink
7. Alone in My Home
8. That Black Bat Licorice
9. Entitlement
10. I Think I Found the Culprit
11. Want and Able