Não basta ser um dos maiores compositores que este planeta – entre outros – já teve, Neil Young tem também que revolucionar a indústria musical. O PonoMusic, player musical de alta qualidade, está sendo lançado para suprir o que os formatos digitais atuais deixam a desejar: fidelidade sonora.
Neil Young não gosta do formato mp3. Em Waging Heavy Peace, autobiografia lançada em 2012, o músico já havia dado a letra de que o Pono ajudaria a salvar a música. Em diversas outras ocasiões, Young já havia discutido a queda de qualidade nos formatos digitais. Também em 2012, participou da conferência D: Dive Into Media, onde debateu durante 30 minutos sobre música, mercado e formatos digitais.
– Você não pode associar qualidade pura com conveniência.
– Qual a sua solução?
– Qualidade.
– Explique como funcionaria.
– É um ipod moderno. Do século 21. Este é o século 21 e nós temos 5% do que tínhamos em 1978!
Meu objetivo é tentar resgatar a forma de arte que tenho praticando nos últimos 50 anos. Vivemos na era digital, e infelizmente ela está degradando a nossa música, não aprimorando-a.
Simplificando, o MP3, ACC e outros nada mais são do que formatos supercomprimidos, com muito menos informações do que a fita master original. Alguns formatos digitais mantêm uma qualidade superior, tais como FLAC e ALAC, que conseguem chegar – no mínimo – a um nível similar ao de um CD. O formato digital não-comprimido e mais popular é WAV. Mas, faça um teste e grave o mesmo áudio, pode ser no seu computador mesmo, em WAV e depois em MP3. Verá que a diferença entre os tamanhos dos arquivos será abismal. E é por isso que MP3 é a forma mais conveniente de música digital existente. Até então, já que o formato oficial que o Pono adotou é o supracitado FLAC. Em termos comparativos, cada arquivo terá uma qualidade sonora seis vezes superior a um MP3. Lindo.
Como planejado, o PonoMusic seguirá o modelo de integração do iPod. Quem tiver o player poderá fazer download em uma loja própria e escutar as músicas no mesmo dispositivo, exatamente como no iTunes. O projeto promete que será possível ouvir tanto músicas de grandes gravadoras como de artistas independentes.
O PonoMusic terá 128GB de capacidade e tela touchscreen de LCD. Com a alta qualidade de som, o player poderá armazenar entre 50 e 100 álbuns. Para quem desejar mais espaço, haverá a possibilidade de inserir um cartão de memória. Outro opcional é um fone de ouvido especial para o Pono. O preço sugerido para a aquisição do dispositivo é de 399 dólares. Porém, já está disponível com descontos pela plataforma de financiamento coletivo Kickstarter.
Qualidade sonora e conveniência estão com as mãos mais próximas do que nunca. Uma salva de palmas ao gênio.
No vídeo abaixo, músicos e produtores falam sobre o Pono. E falam bem. Dave Grohl, Rick Rubin, Jack White, Arcade Fire, Elvis Costello, Tom Petty, Beck, Sting, David Crosby, Norah Jones, Flea, Eddie Evedder, Elton John, Black Crowes, Patti Smith, Bruce Springsteen e várias outras personalidades dão seus depoimentos.